Análises realizadas em Botuxim

 

As análises realizadas nas águas superficiais da região de Itu (SP), onde está localizado o depósito de Torta II da INB, e a represa que abastece a Estação de Tratamento de Água Rancho Grande (Águas de Itu), mostram que a concentração de urânio está abaixo do estabelecido por órgãos federais para consumo humano. Os resultados demonstram que o depósito da INB na área rural de Itu, no bairro de Botuxim, não altera os níveis de urânio nos mananciais.

A monitoração de águas e sedimentos de rio na região de Botuxim é efetuada desde o final da década de 80, quando a Cetesb, a Nuclemon e o Instituto de Radioproteção e Dosimetria - IRD da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN iniciaram os controles. Atualmente, a INB e a CNEN mantêm programas de monitoração com frequência trimestral.

O gráfico abaixo demonstra que as médias dos registros de urânio no período entre 2007 e 2023 são estáveis e equivalentes, desde 2000 metros antes do depósito (nos pontos 001 e 010) até a captação, ponto 05, e a estação de tratamento, ponto 07. Os níveis de urânio ao longo do percurso são naturais - muito abaixo do limite do Ministério da Saúde (0,03 mg/L) para água de consumo e do limite do Conselho Nacional de Meio Ambiente - Conama (0,02 mg/L) para águas doces.